13 de fevereiro de 2013

RESENHA: Cinquenta Tons de Liberdade

Editora: Intrínseca
Autor(a): E. L. James
Número de Páginas: 544

Sinopse: Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.


Olá gente lindaaaaaa!
A blogueira que agora vos escreve ainda está suspirando e com um sorriso bobo no rosto após terminar a leitura do ultimo livro da trilogia “Cinquenta Tons d Cinza”. Sim, ao que tudo indica fui conquista como quase todas as outras. O que muito me admira levando-se em conta a primeira impressão que eu tive do Sr. Gray no primeiro livro....
CUIDADO: esta resenha apresenta spoilers dos livros anteriores.

Ana sabe que não será fácil ser Anastasia Gray, mas como resistir a um pedido de casamento do Sr. Maníaco por controle? Christian me surpreendeu neste livro, se mostrando mais vulnerável e frágil do que eu jamais poderia ter imaginado. A única característica que nos faz perceber que se trata do mesmo poderoso e enigmático CEO Christian Gray do primeiro livro é sua inegável mania de controle e superproteção em relação à Anastasia.
A história é uma mescla entre os Cinquenta Tons de Christian, indo do Christian romântico e apaixonado ao Christian enfurecido em questão de segundo e, Ana sabe que não será fácil acompanhar sua característica mudança de humor, mas o amando tanto, está disposta a tentar. E..... ela ama cada um dos Cinquenta Tons de seu marido. Ahhh como essa palavra soa bem!
Após três semana em lua de mel, na qual Ana provou do doce e do amargo de seu inconstante marido, está na hora de voltar à realidade e enfrentar a vida cotidiana. De assistente editorial à editora chefe, Anastasia precisa focar no trabalho para mostrar a todos que não está no cargo apenas por ser esposa do dono da editora, ela quer reconhecimento, mas.... o senhor maníaco por controle não facilita as coias.
“Ele me encara sem dizer nada. Então uma expressão intrigada cruza seu rosto por um momento, como se ele estivesse considerando o que eu disse.- Eu sufoco você? – Sua voz é triste e é o eco de uma pergunta que ele me fez antes.- Não... Sim... Não.(...)- Não quero sufocar você, Ana. Não quero colocar você em uma jaula dourada. Quer dizer... – Ele faz uma pausa, seu rosto tornando-se sombrio. – Quer dizer, minha parte racional não quer. – Ele coça o queixo pensativamente, sua mente tramando algum plano.” (página 144)
Para ‘ajudar’ um pouco mais a deixar Christian ainda mais superprotetor, mandão e controlador, acontecem alguns atentados contra sua vida e, por isso ele aumenta a segurança sob Ana e toda sua família e isso com certeza deixaria qualquer pessoa sufocada. Não se pode dar um passo sem que haja vários seguranças em seu encalço. Para Ana toda essa preocupação de Christian com sua segurança é um grande exagero, mas ela também se preocupa... com a segurança dele.
Como eu disse, o livro é uma grande mescla das várias personalidades de Christian e, quando se trata do Christian romântico, como não suspirar? Com certeza, quando ele se mostra tão apaixonado, todas as frustrações causadas por seu excesso de preocupação são esquecidas.
“- Você tem um barco, e eu entendo, e também o apartamento de Nova York, por causa dos negócios, mas por que aqui? E você nem dividia este lugar com outra pessoa.Christian fica imóvel e em silêncio por um bom tempo.- Eu estava esperando por você – diz ele suavemente, os olhos cinzentos escuros e luminosos.- Isso... isso é uma coisa linda de se dizer.- Mas é verdade. Só que eu não sabia na época. – Ele sorri timidamente.”  (página 266)
****
Este foi o livro que eu mais gostei. Claro que a maldita deusa interior se fez presente e o tal inconsciente também, bem como os “Puta Merda!”, mas eu decidi ignorá-los. E, quem pode culpar ou censurar a Anastasia por ter uma deusa interior? Quem não teria uma dentro de si diante de um deus grego desses? Hahahah
Confesso que em determinados momentos as muitas cenas e descrições minuciosas de sexo me cansaram um pouco, é tudo em excesso. Mas o livro me surpreendeu com um pouco de ação e ameaças à vida de Ana ou mesmo de Christian e foi um tempero que faltava à história. Falando em tempero, só posso descrever o nosso querido maníaco por controle como uma doce mistura entre chocolate e pimenta (quem se lembra da novela global?). E ele não seria tão perfeito se fosse diferente.... com o desenrolar da história vamos conhecendo o passado sombrio de Christian e entendendo um pouco (e com um pouco de compaixão) seus temores e sua maneira sombria de fugir do passado.
Como vocês devem ter lido por aí, a trilogia não é o que podemos chamar de "história" porque... bem, é sexo, sexo e mais sexo. Mas, o que me agradou nesse ultimo livro é que, ao contrário dos livros anteriores, há um pouco sobre o passado de Christian, há um certo desenrolar da pouca história presente na trilogia, e.... no final das contas eu posso dizer que adorei a companhia do Sr. Cinquenta Tons e recomendo a leitura, mas.... prepare-se para enjoar de ler tanto sobre sexo (ou não). 


Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

2 comentários

  1. ops, spoilers! ;$
    nem li os livros ainda :(
    quero muito ler *-*

    ResponderExcluir
  2. Não li sua resenha, porque ainda não li cinquenta tons de cinza!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)