8 de outubro de 2012

RESENHA: Solanin 2

Editora: L&PM Pocket (Mangá)
Autor(a): Inio Asano
Número de Páginas: 224

Sinopse: A Série L&PM Pocket Mangá traz ao leitor brasileiro as melhores histórias e autores de quadrinhos do Oriente, com opções para todas as idades. Solanin 2, a segunda e última parte da aclamada história de Inio Asano, mostra que, frente ao abismo entre os sonhos e a vida como ela se apresenta, às vezes improvisar é a única saúda possível.

Olá gente lindaaaa!!
Após ler Solanin 1 e ficar desesperada com aquele final, eu mal pude me conter para ler a sequência. 

E, apesar do final "WTF" do livro anterior, eu fiquei tão embasbacada que consegui imaginar diversas hipóteses (além da mais óbvia, claro). E no início da leitura de Solani n 2, eu tive quase que uma pontinha de esperança.... que não durou muito, devo alertá-lo.
Neste mangá, conhecemos algumas lembranças e Meiko e Taneda, e também de outros personagens. Apesar dos acontecimentos transcorridos em Solanin 1, a vida continua e a rotina é praticamente a mesma de sempre.... o grupo de amigos ainda não conseguiu dar um passo adiante em suas vidas. Nada mudou.... e a sensação de impotência e de incerteza em relação ao futuro continuam presentes.
Devo confessar que este mangá me arrancou boas lágrimas. A perspectiva de Meiko e a forma como sua vida foi afetada pelos acontecimentos recentes... e há vários trechos, várias frases que, em um primeiro olhar parecem tão superficiais, mas... carregam uma intensidade em tão poucas palavras que são capazes de chocar. De te tirar de sua zona de conforto e te fazer pensar.
"- Até entrar no ginásio, eu não tinha habilidades nem objetivo. Mas quando me juntei a mais alguns na mesma situação com uns instrumentos na mão... Foi como se o mundo se abrisse na minha frente. Uma sensação de um zero... se unindo a zero... formando o infinito." (página 121)
Eu não sei vocês, mas eu achei essa passagem linda demais! *-*
Apesar do sofrimento, Meiko, além de enfrentas suas próprias dores para superar os golpes que recebeu da vida, vai tentar superar seus próprios limites entrando para a banda. Não será fácil, mas.... nunca é.
"Viver é complicado para todo mundo. Isso eu sei. Mas eu, neste momento, no meio desta cidade, sou totalmente impotente." (pagina 131)
Como eu disse antes, somos apresentados à algumas lembranças, dentre elas como Meiko e Taneda se conheceram... como era a relação dos dois e.... ai como eles são fofos, gente! Como eu devo ter dito na resenha de Solanin 1, o casal é muito cut cut, mas sem dúvida algum retrata a realidade, sem precisar apelar para a melação clichê ou situações extraordinárias e românticas ao extremo. Estamos falando do cotidiano.... da rotina da vida a dois. Da convivência diária entre duas pessoas que se gostam, mas que têm suas diferenças. Isso é que é romântico, gente. Não é estar com alguém apesar das diferenças, mas por causa delas. Superando as dificuldades resultantes de tais diferenças e ainda assim, simplesmente amar.
"Querendo ou não, a gente vira adulto. Aceitar isso ou resistir até o final... essa deve ser a grande encruzilhada da vida." (página 135)
**** 
Se eu recomendo? Claro que sim!
Uma leitura de poucos minutos, mas que te deixa pensando na vida e no que é realmente importante por um longo, longo, longo tempo após a leitura.

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)